sexta-feira, 3 de junho de 2016

Internet Em Cabo Verde numa posição prestigiada

Internet em Cabo Verde

A Internet foi instalada, em Cabo Verde, em 1996 pela empresa CV Telecom e, em 1997 iniciou-se a sua comercialização, com a utilização do serviço de Internet DIAL - UP (28.800 bps) e com amplitude da banda 64 Kbps através da TELEPAC. 

A partir de 2004, foi introduzido o serviço de acesso a Internet em banda larga com a tecnologia ADSL. Neste ano, cerca de 283 clientes aderiram ao serviço da banda larga, com um aumento significativo, em 2005, passando para 937 clientes. Neste ano, devido ao aumento de tráfico de navegação na Internet, a gateway internacional passou para 10 Mb/s.

Cabo Verde ocupa o primeiro lugar no ranquing da taxa de penetração da internet entre o Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), seguida de Angola e Moçambique. Conforme os dados avançados pelo site da Internet World Stats, o País possui uma taxa de penetração de 40,3 %. Os utilizadores de Facebook rondam os 190. 000 no arquipélago. O País encontra.-se fora da lista dos top 10 países com maior taxa de penetração da internet em África. Numa lista liderada por Quénia com 69,6% e Marrocos no segundo lugar com 60,6%, o País encontra-se na 13ª posição. Os dados são da União Internacional das Telecomunicações (UIT) que, no seu relatório anual sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sublinha que Cabo Verde está entre os 10 países africanos com maior taxa de penetração do uso da Internet.

De acordo com Maria Gonçalves do curso de Jornalismo, Internet uma importante ferramenta de comunicação náo só a nível académico como tambem a nivel pessoal, porque permite uma interação entre pessoas, mesmo estando distante.


Sem comentários:

Enviar um comentário