sexta-feira, 17 de junho de 2016

Gastronomia Kriola

Cabo Verde oferece uma variada escolha gastronómica de produtos do mar. Escusado será dizer que a oferta a nívelde peixes e mariscos é a mais variada possível. Lagosta, perceves, lapa, búzio, sem esquecer as nossas "bafas", fazem as delícias dos apreciadores de mariscos.

O atum fresco, cozinhado em caldeirada, cebolada ou simplesmente grelhado é uma excelente aposta. A base da cozinha popular caboverdiana é o milho que, preparado de diferentes maneiraa, acompanha , normalmente a carne de porco, o feijão , a mandioca e a batata-doce. O mais conhecido e apreciado prato é a "cachupa"- a receita nacional , emblemática de Cabo Verde. Não esquecer o xerém, o cuzcuz e os pastéis de milho. Recomenda se também o potente e famoso grogue nacional e os licores caseiros. 


 Santo Antão

A gastronomia da ilha é muito variada, tanto em pratos com peixes, como de carne. Uma das receitas tradicionais mais apreciadas é caldeirada de cabrito com feijáo.A doçaria também é rica , esperimente o bolo de mel. E sobretudo não deixe de provar o grogue local, considerado o melhor de todo arquipélago.

              Receitas - Bolo de mel
    Ingredientes: 1 xícara de mel 2 xícaras de farinha de trigo 2 colheres de sopa de manteiga 1 colher das de sobremesa do fermento em pó 1 limão( raspa) 2 ovos
Preparação:
 Derrete-se a manteiga e bate se com mel. Acrecentam - se as gemas e no fim a farinha com as claras batidas em castelo, onde se deitou a raspa de limão. Deita - se numa forma untada com manteiga e vai a cozer ao forno.
 




São Vicente


O caldo de peixe com batata-doce, banana verde e mandioca ou, então o guisado de perceves e moreira frita com molho de escabeche são as delicias da ilha...


                                      Receita- Caldo de peixe
Ingredientes: 
 Preparação: Corte a espinha e as sobras em pequenos pedaços. Limpe-os e deixe de molho em água fria com sal por 10 minutos, Escorra-os e coloque-os em uma panela. Corte os legumes em pedaços uniformes e coloque-os na panela com os outros ingredientes. Despeje o caldo com uma concha numa peneira fina sobre uma tigela. Pressione os alimentos sólidos com a concha para extrair todo o líquido. Boa apetite...
·               
 mandioca


·                peixes, picados, e limpos. 
·                cebola,  cenoura e  talo de salsão (aipo)
·                vinho branco 
·                grãos de pimenta-do-reino
·                folhas de louro
·                Suco de  limão 
·                litros de água 
·                Banana verde

·                batata-doce









Maio

Os pratos de carne são famosos nesta ilha.O caldo de peixe à moda da ilha e o bife de atum também são pratos tradicionais, bem como  receitas com lagosta e outros mariscos.
A tchassina, carne de cabra salgada, acompanhada de cachupa é uma receita tradicional muito apreciada, assim como as feijoadas e guisados de cabrito com xerém.



Sem comentários:

Enviar um comentário