quarta-feira, 25 de maio de 2016

Lista dos países mais “facebookeiros” do mundo

Facebook é o site com maior tráfego, seguido pelo Google e Youtube no ranking dos sites mais vistos mundialmente, num período de 6 meses, até Abril de 2016. De acordo com a base de dados Similarweb, numa lista dos cinquenta sites mais procurados, reina o facebook , sendo os Estados Unidos o país em que esta rede possui maior acesso.
Em Abril, com mais de 28 mil milhões de visitas e tempo médio de dezasseis minutos e onze segundos, a cada entrada, o site “facebook.com” apresenta-se, sem dúvida, como a plataforma online com mais acesso no mundo. Este não é o melhor desempenho conseguido por esta rede social, pois que em Dezembro último, num só mês, conseguiu quase 32 biliões de visitas.
Dos países que mais se ligaram ao facebook em Abril, encontra-se em primeiro lugar os Estados Unidos de América com 16,10% de acessos, seguido pelo Brasil com 7,59% e pela Inglaterra com 4,31%. Nesta lista em que constam 226 países, Cabo Verde se encontra-se no 177º lugar, em que cada visualização dura, em média, 9 minutos e 26 segundos. De Março a Abril, esta rede cresceu 10% no número de visitas.

Talentos Destacadas


Bruno masi conhecido por " Abalo" que joga atualmente no FC Porto de Portugal e Tchumamai que joga no ABC da Praia foram convocados para a selecção de Andebol de Cabo Verde.
Dois jovens talentos Tarrafalenses que se destinguiram na modalidade de Andebol.

Trata-se de uma selecção que já está na força para preparar-se para os próximos compromissos, tendo como o primeiro objectivo a participação num “jogo de beneficência” a realizar-se no país.


Artigos Relacionado

Federação cabo-verdiana incentiva escolas de andebol

Selecções de Cabo Verde de Andebol



IV encontro do EIRI na UNICV


IV Encontro de ERI

Decore na Uni-CV Campos do Palmarejo o IV encontro internacional da investigação e reflexão. Sob o lema “Reflectir, Promover e Divulgar Conhecimento”, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza, nos dias 26 e 27, o  IV encontro Internacional de reflexão e Investigação (EIRI). O evento que acontece anualmente é organizado pela Faculdade Ciências Sociais, Humanas e Arte  (FCSHA) da Uni-CV e que este ano marca a celebração do 10º aniversário da universidade.

 As atividades, iniciam quarta-feira a tarde 25, com uma mesa redonda sobre o ensino superior público em Cabo Verde, nos 10 anos da universidade pública e três décadas da criação desse nível de ensino no país. Já nos dias 26 e 27 recebem cerca de trinta comunicações de vinte professores doutorados e dez mestres, vindos de uma quinzena de áreas científicas como Ciências Sociais, Ciência Política, Relações Internacionais, Linguística, Sociologia, Gestão, Línguas e Literaturas, Políticas Públicas e Desenvolvimento, Antropologia Social e Arquitectura, Território e Memória. 
Segundo o professor e coordenador do evento José Esteves Reis este encontro é realizado com objetivo de dinamizar a comunidade académica, produzir artigos e fazer de Cabo Verde uma plataforma de conhecimentos em termos mundiais particularmente a nível da CPLP.
O IV EIRI reúne cerca de quatro dezenas de investigadores, dos quais, 20 são oriundos de Universidades de Cabo Verde, oito de Portugal, um do Brasil e um da França. Deste modo estarão representadas as universidades nacionais a Uni-CV, a Uni-piaget e o Instituto CSJ, bem como as internacionais: de Portugal estarão presentes representantes das Universidades de Lisboa, de Coimbra, Nova de Lisboa, Beira Interior, Évora, Fernando Pessoa, Instituto Politécnico de Lisboa e Instituto de Estudos Superiores Militares; do Brasil a representação vem da Universidade Estadual de São Paulo e da França de Bordéus. 


  



Raquel Teixeira: “A paixão pela Música fala mais alto”

Raquel- Jovem talento
Jovem Foguense estudante do 11º ano com 19 anos, natural da Cidade de Cova Figueira em Santa Catarina do Fogo revela que Ser cantora profissional é o seu maior sonho “Já tenho várias composições, mas falta-me oportunidades para actuar e ser (re) conhecida a nível nacional”, diz esta jovem, que também tem acompanhado outros artistas em alguns eventos.
Raquel Teixeira revela que a música, sendo a sua grande paixão, sempre esteve presente na sua vida. Assegura que, desde muito cedo, habituou-se a reunir colegas e amigas para cantar. Afirma que descobriu este dom em lugares íntimos, ou seja, longe dos focos das pessoas.
Aos 15 anos a jovem começou a ensaiar com o grupo MAS-H, fazendo dueto com Éder Monteiro. Foi a partir de então que começou a conquistar a admiração das pessoas - pela sua voz cativante e melodiosa- tendo participado em vários eventos culturais realizados em Santa Catarina e noutras localidades do Fogo.
A participação nas festividades do município de Santa Catarina marcou um ponto de viragem na carreira de Raquel. “Após a atuação do grupo MAS-H, recebi um convite do músico Charbel para cantar com ele. Foi uma coisa do outro mundo. Confesso que não esperava”, assevera esta jovem santa-catarinense, que desde então resolveu investir ainda mais no seu dom. É que Raquel reforçou ainda mais o interesse pela música, incutindo nas melodias um estilo próprio e envolvente. Viaja entre a morna, a coladeira, o funaná, o batuque e a talaia-baxu, mas também gosta de cantar quizomba. Um repertório que, segundo diz, tem sido bem acolhido, já que “agrada a todos e identifico-me com todos os ritmos da música tradicional cabo-verdiana”, afirma.
Porém, conciliar a vida artística com os estudos não tem sido tarefa fácil, reconhece esta jovem. Raquel revela que tem recebido convites de grupos musicais da cidade de São Filipe para actuar, mas que não aceitou por causa dos estudos. “Os ensaios normalmente são no final do dia, mas tenho aulas à tarde, por isso é complicado. Mas mesmo assim, sem pressa, não vou desistir do sonho de ser artista profissional”, garante.

A pensar nisso, promete continuar a lutar até que este grande momento chegue. Nos últimos meses, a jovem não tem desgrudado do seu violão. “Gosto de cantar e tocar as minhas músicas”, conclui a Raquel Teixeira.

“Agradecimentos” é o novo single de Ga da Lomba


Ga da Lomba
Graziani da Lomba mas conhecido do Ga da Lomba músico Cabo-verdiano lança o seu mais novo Single no mercado intitulado “Agradecimentos”.

Ga Da Lomba começou a cantar ainda na adolescência, o hip hop é o seu estilo preferido e já fez parte do grupo Black Stone.
2Pac, Dmx, Black Side e Ice Company são alguns dos nomes do mundo do hip hop que servem de referência para o artista. 

Emigrou para os Estados Unidos onde passou a conhecer melhor a cultura hip hop mas teve que regressar a Cabo Verde e foi aqui que começou a sua caminhada pela música. 

Participou no projeto "Hip Hop Praia" e lançou alguns singles e mais tarde o primeiro álbum "Sec. XXI". 

Ga DaLomba lança agora o single "Agradecimento" que conta com a participação de Djox e promete para breve o lançamento do videoclipe da música.

O músico realça o nome do Single “Agradecimentos” para realçar a Importância que Deus desempenhou na sua vida, e também sem esquecer o apoio dos familiares e amigos.


sexta-feira, 20 de maio de 2016

24ª edição do festival da Gamboa Inicia hoje

Gamboa 2016
Gamboa o festival de grande relevo a nível nacional como internacional aranca hoje. pelas 22h00 na Cidade da  Praia.
De 20 a 22 de maio a praia da Gamboa recebe mais uma edição do certame.
Segundo Gugas Veiga, todos os artistas que residem foram do país ou em outras ilhas já se encontram na cidade da Praia, com exceção de Kassav que chega hoje a noite. “A nível técnico já estamos preparados para começar com o festival  às 22h00”. Realça Gugas veiga.

A abertura do primeiro dia do festival vai estar a cargo dos músicos Rui Cruz e Bino Barros, seguem-se Ravidson e 2 Much, Lippe Monteiro e Tony Fika e os artistas da Broda Music, Josslyn, Ricky Boy, Dynamo e Djodje.

A 24ª edição do Gamboa vai ser transmitida nas Rádios RDP África , RCV+RCV e online na Muzika TV.

É de salientar que a conferência de imprensa que estava agendada para esta sexta-feira, 20, não aconteceu porque os responsáveis da Câmara Municipal da Praia não compareceram
.
O público bastante esperançoso espera que o festival seja muito agradável e bastante dinâmico igual ao do evento anterior.




terça-feira, 10 de maio de 2016

Lura leva funaná a Azgo Festival Internacional de Artes de Moçambique

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Lura- Artista Cabo-verdiana 
Lura vai levar a música de Cabo Verde à 6ª edição de Azgo, Festival Internacional de Artes de Moçambique, que acontece nos dias 20 e 21 de Maio. Na "line-up" de artistasanunciados no início de Abril, para este festival a cantora cabo-verdiana foi apresentada como a “estrela Lura”.

“Ao line-up de artistas está a cabo-verdiana estrela Lura, que canta Funaná, energizante batida, uma fusão de música crioula e afro-pop, e pode ser ouvida no seu hit ´Na ri ná´, bem como no seu mais recente single “Sabi di mas´", é assim que o site Music África anuncia a participação da cantora Lura no Festival Azgo, que tem um programa diversificado de música, cinema e dança.
Azgo é uma celebração contemporânea de artes e cultura, com um forte foco em artistas de Moçambique e de todo o continente africano. Seus organizadores se esforçam para criar novas oportunidades de intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais através da colaboração e workshops.
Este ano o festival vai homenagear Alexandre Langa, “uma verdadeira lenda da música sul-africana, e contará com a atuação dos artistas moçambicanos: Roberto Chitsondzo, Muzila, Yolanda Kakana, Wazimbo, Dimas, Elvira Viegas, Bernardo Domingos, Bob Lee e Sizaquel.
A sexta edição deste evento cultural, também irá acolher os “excitantes novos artistas de Moçambique”, incluindo Soulman Deltino Guerreiro, bem como jovens pioneiros Denny OG e afro Madjaha.
Da Europa chega Pablo Nouvelle da Suíça e espanhol Duo Za. A estes juntam-se artistas confirmados anteriormente: Zahara (África do Sul), Maya Kamaty (Ilha da Reunião), Estere (Nova Zelândia), Partículas Frias (Canadá), HMB (Portugal) e Kingfisha (Austrália), bem como favoritos artistas locais Gran’Mah, Sr. Bow e Neyma

Notícias Relacionadas:

FESTIVAL AZGO: SEXTA EDIÇÃO VAI JUNTAR 26 ARTISTAS

É já Proxima semana o "FESTIVAL AZGO"






segunda-feira, 9 de maio de 2016

Universidade de Cabo Verde Acolhe debate sobre a Escrita em África


A Universidade de Cabo Verde (UNICV), promoveu esta quinta-feira dia 5 no seu auditório um debate sobre a Escrita em Africa. Contou com a participação de duas ilustres escritoras Cabo-verdianas, Dina Saluste e Fátima Bettencourt, e tinha como lema: “Mulher escreve em África”. O debate foi mais para uma conversa aberta entre as duas escritoras e dois alunos do curso de ensino de Língua Cabo-verdiana e Portuguesa da mesma instituição do ensino.
Dina saluste afiançou que escreve-se pelo facto de que através da escrita liberta-se daquilo que vai na alma, e realçou o papel preponderante na escrita Cabo-verdiana. A Fátima por sua vez salientou que deve deveria houver um maior engajamento da mulher Cabo-verdiana nas escritas, pelo fato de constituir um público minoritário em relação aos homens na Literatura Cabo-verdiana e que também deve-se valorizar mais a Literatura Infantojuvenil que segundo ela é uma área que merece bastante atenção já que está ligada as crianças. A Conversa não só contou com argumentações dos apresentadores e das escritoras, mas também de muitos estudantes e docentes que participaram nela.


domingo, 1 de maio de 2016

Milhares de fiéis participam na missa e procissão das festas de São Filipe 2016

A missa e procissão reuniram milhares de fiéis no encerramento da festa do Santo Padroeiro e do Município de São Filipe, celebrado hoje, 1 de Maio. Vieram de todas as partes da ilha do Fogo, de outras ilhas e da Diáspora com o propósito de prestigiar o "Nhô San Filipe".
A procissão percorreu várias ruas da cidade de São Filipe e o encerramento da festa contou com a presença do Bispo Diocesano de Santiago e Cardeal de Cabo Verde, Dom Arlindo Furtado. O profano deu lugar ao sagrado tendo chegado a altura de lavar a alma, rezar a Deus e honrar os santos. A devoção dos fiéis tomou conta deste domingo 1º de Maio.
As cerimónias iniciaram de madrugada com música, tambores e foguetes. No início da matina do dia santo, os tamboreiros repicam os tambores para reunir os cavaleiros, que se concentram no Alto de S. Pedro. Ali acontece, como há tantas décadas, a primeira corrida de cavalos de Nhô San Filipe.
Como é tradicional, as mulheres com os seus balaios cheios de manjares convidam os cavaleiros para mais um lanche na Praia de Bocarron. A abundância de comes e bebes continuou na casa do festeiro, Casa da Bandeira, que acolheu centenas de convidados.
A despedida de Nhô San Filipe, como não podia deixar de ser, é feita ao ritmo da corrida de cavalos, no Alto de São Pedro e logo à noite os foliões vão dançar pela última vez na emblemática “Praça do Presídio”, pela madrugada dentro.



“Mentis kriolu” vence prémio revelação Sete Sóis Sete Luas 2016



O grupo musical “Mentis kriolu”, do Tarrafal (Santiago), foi o grande vencedor da quarta edição do prémio revelação Festival Sete Sóis Sete Luas, realizada na madrugada desta sexta-feita na praça do Presídio, em São Filipe.
Inicialmente programado para o dia 26 de Abril, o evento só foi realizado nas primeiras horas desta sexta-feira 29 (00:30), após o término do luto nacional, motivado pelo acontecimento de “Monte Tchota”, que resultou em 11 vítimas mortais.
"Mentis Criolu" classificou-se no primeiro lugar com 41.1 pontos, seguido de "Silver Band" (Maio) com 40.9 pontos e em terceiro lugar ficaram "Os amigos" (Brava) com 37.5 pontos. Esta é a segunda vez que um grupo do Tarrafal de Santiago conquista o prémio revelação do festival Sete Sóis Sete Luas.

Uma vitória que poderá abrir muitas portas para o grupo. Para o vocalista da banda foi uma vitória justa já que o grupo estava com muita garra e convicção que teriam uma boa prestação no evento, e que no entanto terminou com a vitória do prémio revelação.